A origem exata do maltês é desconhecida, mas acredita-se que tenha se originado na região italiana. Assim, não podemos afirmar sua origem exata, mas ele se popularizou na Inglaterra do século XVI, quando se tornou um dos animais de estimação da corte da Rainha Elizabeth I.
O maltês se tornou tão popular por ser brincalhão, muito amigável, dócil, inteligente e gostar de atividades ativas com o tutor, aliás, são muito apegados aos seus humanos e não gostam nenhum pouco de ficarem sozinhos. Eles são muito ativos e devem se exercitar diariamente.
Apesar de pequeno, é muito resistente e ágil, considerado um excelente caçador. Por seu pequeno porte, adapta-se bem em ambientes pequenos como apartamento, mas também gosta muito de latir, por isso, não é indicado para famílias que passam muito tempo fora de casa.
Atenção aos cuidados: os doguinhos dessa raça que possuem pêlos longos e cheios, precisam de escovação diária e banho regular para manter a higiene, além disso, fique de olho nos olhos e orelhas, pois o excesso de pêlos pode causar problemas.
O seu tamanho não costuma passar dos 26 centímetros de altura e pesa de 3 a 4 kg. E eles têm uma expectativa de vida média de 10 a 16 anos.
Quer saber mais sobre o Maltês? Ao compartilhar esse post, entenderemos que sim e traremos mais novidades e curiosidades para você!